“Se podes olhar, vê, se podes ver, repara” - José Saramago.
O cinema é a arte de contar uma história através do olhar do cineasta, e ele o responsável por selecionar as histórias que serão contadas, e como elas serão contadas, além disso ele é responsável pela forma que elas serão vistas pelo público. É o olhar que diz o que é interessante ou não, é o olhar que diz quais histórias serão imortalizadas artisticamente pelo cinema. E este festival é para valorizar o olhar dos cineastas mundo afora, para celebrar e consagrar as suas originalidades, identidades e riquezas cinematográficas, as finalidades deste festival são de exibir e premiar tais características tão únicas além de compartilhar e socializar tais experiências e formas de se fazer cinema de forma gratuita para os espectadores.
A temática do festival é livre, pois acreditamos que o cinema é uma ferramenta muito rica e com um potencial fantástico para encantar e surpreender as pessoas, por tanto, limitar um festival que exalta o olhar cinematográfico seria o mesmo que limitar o potencial criativo desta incrível ferramenta humana que é o cinema.
O festival foi idealizado para ser on-line, para que assim possa atingir pessoas do mundo todo. Que ao agregar uma mostra internacional, tais cineastas possam presenciar o festival sem precisar se deslocar a outro país e ainda compartilhar a sua exibição com amigos, familiares e fãs.
Nós do Olhar Film Festival, sabemos o quanto é difícil agregar espectadores ao cinema independente e concorrer com plataformas de streamings, e com a grande indústria do cinema. Entretanto, também sabemos o imenso potencial e riqueza que o cinema independente possui e o quanto isso pode mudar e impactar a vida das pessoas. Por isso que o Olhar Film Festival é um festival aberto ao público e visa levar o cinema independente ao maior número de pessoas possíveis mundo afora.